Cirurgia Reconstrutiva Oncoplástica

Consiste no emprego de técnicas de cirurgia oncológica mamária associada ao uso de técnicas de cirurgia plástica a fim de proporcionar melhores resultados oncológicos e estéticos para as pacientes.


VANTAGENS DA CIRURGIA ONCOPLÁSTICA 


- Reduz o número de mastectomia pois permite ressecções alargadas com bom resultado final (manutenção da forma e simetria)

- Maiores margens oncológicas (reduz o índice de margens comprometidas)

- Evita ou minimiza deformidades mamárias

- Proporciona melhora da qualidade de vida

- Proporciona melhora funcional (redução de volume em casos de mamas grandes)

- Facilitar a radioterapia



MAMOPLASTIA ONCOLÓGICA OU MAMOPLASTIA ONCOPLÁSTICA


A mamoplastia oncológica ou mamoplastia oncoplástica consiste na associação de técnicas de cirurgia oncológica da mama com técnicas de cirurgia plástica em uma mesma cirurgia a fim de proporcionar um tratamento adequado do câncer de mama e também possibilitar um remodelamento mamário desta mama previamente doente associada à redução da outra mama a fim de deixar as mamas com aspecto de estético satisfatório e mais equilibradas.


Estas técnicas permitem grandes ressecções oncológicas com a manutenção de um resultado estético bem satisfatório se tornado um dos maiores avanços cirúrgicos no tratamento do câncer de mama.


Está primordialmente indicada em mamas de médio e grande volume que se beneficiariam de redução da mama – na qual o cirurgião aproveita tecido mamário que habitualmente seria retirado nas cirurgias convencionais de redução mamaria e os aproveita para preencher os defeitos resultantes das ressecções oncológicas, isto é, a mama doa tecido de uma região saudável para uma região doente que será removida.



RECONSTRUÇÃO MAMÁRIA COM PRÓTESE E SIMETRIZAÇÃO DA MAMA CONTRALATERAL


Consiste na associação do uso de uma prótese de silicone na mama previamente doente para proporcionar uma reposição imediata do volume removido associado ao remodelamento da mama oposta. A técnica cirúrgica utilizada na mama saudável poderá envolver emprego de prótese de silicone na mama saudável ou apenas remodelamento/redução da mama a depender do tamanho da mama, biótipo da paciente e condições técnicas.



RECONSTRUÇÃO IMEDIATA DE AREOLA E MAMILO


​​​​​​​Na grande maioria dos casos de câncer de mama é possível preservar a aréola e o mamilo. Só será necessário retirar aréola e mamilo nos casos em que esta região da mama esta acometido por câncer ou no qual o tumor está tão próximo da aréola e mamilo, que ainda que não esteja contaminada no laudo anatomopatológico, a proximidade seria tão grande que seria necessário remover estas estruturas como margem de segurança. Esta definição depende primordialmente da avaliação do Cirurgião Oncologista baseado nos exames de imagem e no exame médico da paciente no qual ele associará uma série de fatores para indicar qual será o melhor tratamento neste caso.


Para muitos casos no qual o cirurgião necessitou remover a areola e mamilo por questões oncológicas, poderá ser possível a reconstrução imediata desta região tão importante na estética e autoestima das mulheres utilizando técnicas oncoplásticas.  Vale ressaltar que esta reconstrução visa minimizar o desconforto estético da ausência da aréola e do mamilo, mas que do ponto de vista funcional , se trata de pele da mama e não terá a mesma sensibilidade que a aréola e mamilo natural teriam. É uma alternativa para minimizar o problema, mas que traz uma grande satisfação para as pacientes minimizando a sensação de mutilação.